Na sequência da 72ª reunião do MEPC, a IMO publicou a estratégia definida para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa pelo sector do transporte marítimo
Hapag-Lloyd

Depois da 72ª sessão do seu Comité de Protecção do Ambiente Marinho (Marine Environment Protection Comittee, ou MEPC), onde foi aprovada uma estratégia para reduzir as emissões anuais de gases com efeito de estufa, a Organização Marítima Internacional (IMO) divulgou da sua Estratégia Inicial para os Gases com Efeito de Estufa, que inclui medidas para reduzir essas emissões pelo sector do transporte marítimo e um calendário para a execução dessa estratégia.

Recorde-se que na última sessão do MEPC, mais de 100 Estados concordaram em reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em pelo menos 50% (face a níveis de 2008) até 2050 e eliminá-las completamente o mais depressa possível até ao final deste século. Com isso, a IMO pretende ir ao encontro dos objectivos do Acordo de Paris de 2016 sobre as alterações climáticas, que visa manter o aumento da temperatura média global abaixo dos 2ºC face aos níveis pré-industriais e desenvolver esforços para limitar o aumento dessa temperatura a 1,5ºC até ao final do século.

No calendário constante do documento agora revelado, a IMO apresenta Janeiro do próximo ano como a data de arranque da 1ª fase da estratégia, que contempla a recolha de dados dos navios, essencialmente sobre eficiência energética, consumos de combustível e emissões para a atmosfera. Uma 2ª fase deverá arrancar até ao Outono de 2020 e consiste na análise dos dados recolhidos. A 3ªfase, prevista para a Primavera de 2022, consistirá no resumo dos dados recolhidos a partir de 2020, rumo à tomada de uma decisão sobre a matéria. Finalmente, para a Primavera de 2023, está prevista a tomada de decisão sobre medidas a tomar para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa por parte do sector do transporte marítimo.

Documento aqui

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill