Empresa alemã continuará baseada em Hamburgo mas vai uma quinta unidade regional dedicada ao Médio Oriente
Hapag-Lloyd

A Hapag-Lloyd e a United Arab Shipping Company (UASC) fundiram-se ontem, em Hamburgo, dando origem a uma frota de 230 navios com uma capacidade total de 1,6 milhões de TEU, que constitui uma das mais jovens do mercado, com uma idade média dos navios a rondar os 7,2 anos. Os navios da empresa passam a ter uma capacidade média por unidade para 6.840 TEU, aproximadamente 30% acima da média por navio das unidades das 15 maiores empresas mundiais de transporte marítimo, que é de 5.280 TEU.

Segundo a Hapag-Lloyd, estão previstas sinergias anuais estimadas em 387,3 milhões de euros, parte das quais a obter em 2018 e a restante no ano seguinte. Em comunicado, a empresa informou que permanecerá registada na Alemanha, com sede em Hamburgo, mas serão estabelecidos novas sedes regionais para a região do Médio Oriente, que se tornará a quinta região de negócios da empresa, a juntar às da América do Norte, América Latina, Ásia e Europa.

No centro do processo de fusão estará nos próximos tempos a integração dos 118 serviços da Hapag-Lloyd com os 45 serviços da UASC, que começará dentro de oito semanas e durará até ao final do terceiro trimestre, com a conclusão da formação dos colaboradores da UASC nos sistemas da empresa alemã. Depois disso, a capacidade de transporte da UASC será incluída na plataforma tecnológica da Hapag-Lloyd. Então, a capacidade combinada de transporte anual da nova empresa será superior a 10 milhões de TEU.

Os dois maiores accionistas da UASC, a Qatar Investment Authority, através da sua subsidiária Qatar Holding LLC, e o Public Investment Fund of the Kingdom of Saudi Arabia (PIF), serão os novos accionistas chave da Hapag-Lloyd. Os restantes accionistas da UASC são o Kuwait Investment Authority (em nome do Koweit), o Iraqi Fund for External Development (IFED), os Emiratos Árabes Unidos e o Barhein.

Na sequência desta operação, foram identificados vários interessados na compra da United Arab Chemical Carriers (UACC), uma subsidiária da UASC, incluindo a Bahri e a Milaha, refere o World Maritime News com base em notícias da Reuters. O produto dessa venda está destinado ao pagamento de uma dívida ao Qatar National Bank. A frota da UACC tem 24 navios e está avaliada em 427 milhões de euros.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill