O Governo açoriano aprovou uma proposta de ampliar as concessões de serviço público de movimentação de carga de 30 para 75 anos. No espírito da medida está a perspectiva de viabilizar um terminal de transhipment de contentores no porto da Praia da Vitória, na Ilha Terceira
IMO

O Governo Regional dos Açores aprovou em Conselho de Governo uma Proposta de Decreto Legislativo Regional que altera “o prazo limite das concessões de serviço público de movimentação de carga de 30 para 75 anos”, conforme se lê no comunicado da respectiva reunião, datado de 3 de Maio.

O objectivo é melhorar as “condições de rendibilidade da exploração, do capital investido pelo concessionário, como é o caso da concessão da concepção, construção e exploração do terminal de transhipment de contentores do Porto da Praia da Vitória”, refere o comunicado.

Na mesma reunião, o Governo açoriano também deliberou instruir a Portos dos Açores “para lançar o procedimento concursal para atribuição da concessão do terminal de transhipment de contentores do Porto da Praia da Vitória”, refere igualmente o comunicado.

O concurso, porém, requer diversos procedimentos prévios, que o Governo regional refere, incluindo o desenvolvimento do projecto, o desencadeamento da Declaração de Impacto Ambiental no “prazo máximo de quatro meses” e a definição do modelo de concessão no prazo de 60 dias (segundo as conclusões de um estudo da Portos dos Açores).

No comunicado, o Governo açoriano considera que “a localização estratégica dos Açores, onde confluem várias rotas marítimas internacionais no Atlântico, bem como a dimensão e condições naturais do Porto da Praia da Vitória, representam vantagens competitivas na operação de um terminal de transhipment nesse porto”.

O Governo regional sublinha ainda que “a operação de um terminal de transhipment no Porto da Praia da Vitória é um projeto de interesse regional estratégico, pelos impactos positivos que se perspetivam na economia da ilha da Terceira, em particular, e da Região, em geral, desde logo por poder ser um fator de expansão de outros importantes setores económicos”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill