A perda de quota de mercado e capacidade instalada no Norte da Europa, em benefício dos grandes operadores, tem levado à redução ou ao fim da sua actividade, nalguns casos, por integração noutras marcas
Estaleiro de Nodosa
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

As pequenas operadoras independentes de transporte marítimo de curta distância (short sea shipping) com actividade no Norte da Europa passaram de uma quota de 66% desse mercado (rotas intra-Norte da Europa) para 44% de 2009 a 2019, refere o World Maritime News com base em dados da consultora Alphaliner.

Contrastando com esta realidade, as grandes operadoras do mesmo mercado, incluindo a MSC, a Maersk, a CMA CGM e a Hapag-Lloyd, que são as empresas dominantes, passaram de uma quota de 34% para 56% no mesmo período. Graças às actividades da OOCL, a COSCO também registou um aumento da sua presença nesse mercado.

Face a este cenário, que representou uma diminuição de capacidade instalada de 164 mil para 117 mil TEU entre os pequenos operadores ao longo da última década, alguns deles com actividade nesta zona reduziram operações ou abandonaram mesmo o mercado.

Os pequenos operadores que permaneceram enfrentam um futuro incerto, que pode passar pela sua consolidação ou agregação sob outra marca, como o demonstra o encerramento da Team Lines, a partir de hoje, refere a publicação. A empresa vai juntar-se à Baltic Container Lines, Intermarine (IMCL), United Feeder Services, Feederlink, Tschudi Lines e MacAndrews, que em breve estarão reunidas sob a marca Containerships.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill