A Saudi Aramco lidera uma parceria para a criação de uma das maiores infra-estruturas de construção e reparação naval do Médio Oriente, vocacionada para o segmento do offshore
PALP

A Saudi Aramco, a companhia pública petrolífera e de gás da Arábia Saudita, juntamente com a Lamprell, a National Shipping Company of Saudi Arabia (Bahri) e a Hyundai Heavy Industries (HHI), anunciaram a criação de uma parceria para a construção de um estaleiro vocacionado para a produção e reparação de meios destinados ao offshore, como navios de apoio e plataformas de exploração, ou outros, como os Very Large Crude Carriers (VLCC, ou super-petroleiros com porte bruto entre 180 mil a 320 mil toneladas).

A parceria, designada International Maritime Industries (IMI), envolve a construção de instalações com 12 milhões de metros quadrados, capaz de produzir anualmente 4 plataformas e mais de 40 navios (incluindo 3 VLCC) e servir mais de 260 portos marítimos. A infra-estrutura deverá começar a prestar serviços em 2019 e estar a funcionar em pleno em 2022, na cidade industrial de Ras Al-Khair, na costa leste da Arábia Saudita,  e será um dos maiores complexos industriais da região destinados ao sector marítimo. De acordo com a Saudi Aramco, já existem encomendas de 20 plataformas e 52 navios para a próxima década.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill