A revisão do mecanismo europeu de troca de emissões que foi acordada pelo PE e o Conselho foi aprovada pelos Estados membros
SEASOLAS

Os Estados membros da União Europeia (UE) aprovaram a revisão do mecanismo europeu de troca de emissões (EU Emissions Trading System, ou EU ETS), duas semanas depois de o Parlamento Europeu e o Conselho terem chegado a um acordo provisório sobre essa revisão após 2020, refere o World Maritime News, com base em informações prestadas pela Associação Europeia de Armadores da Marinha Mercante (European Community Shipowners’ Associations, ou ECSA).

Os armadores europeus têm um forte interesse em descarbonizar a indústria e pensamos que é uma decisão acertada a UE deixar a regulação das emissões de CO2 do transporte marítimo à Organização Marítima Internacional”, referiu Martin Dorsman, Secretário-Geral da ECSA, citado pelo jornal.

O mesmo responsável acrescentou que a Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa) está actualmente empenhada em conceber a sua estratégia para reduzir as emissões de CO2 do transporte marítimo internacional e que aquela entidade é a que regula o sector à escala global.

O jornal refere também que a IMO concordou com certas datas no âmbito deste assunto. Em Abril do próximo ano, deverá adoptar uma estratégia inicial para reduzir as emissões dos navios e em 2023 deverá adoptar a estratégia final. O jornal também recordou que numa sessão em Outubro, a IMO propôs que o total de emissões de CO2 pelo sector não ultrapassasse os níveis de 2008.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill