Proibição de entrar na zona económica não impede trânsito pelo Canal de Suez, protegido por um acordo do século XIX
Canal de Suez

O Egipto baniu a entrada na Zona Económica do Canal do Suez (ZECS), que inclui quatro áreas de desenvolvimento e seis portos, a todos os navios do Qatar, na sequência do corte de relações diplomáticas com o Qatar, refere o World Maritime News, citando um anúncio feito pelo Chairman da Autoridade do Canal de Suez, Mohab Mamish.

A decisão está em sintonia com a decisão anterior do Egipto de proibir a entrada de navios do Qatar em portos egípcios, mas não impede o trânsito dos navios pelo Canal de Suez, protegido pelo Acordo de Constantinopla de 1869, que declara ilegal proibir a passagem de navios de quaisquer países pelo Canal de Suez.

Segundo o mesmo jornal, citando declarações oficiais à Al-Jazeera, no contexto do encerramento do corte de relações da Arábia Saudita, Egipto, Emiratos Árabes Unidos e Bahrein com o Qatar, o ministro da Energia deste país, Mohammed al-Sada, afirmou que as exportações de gás natural liquefeito (GNL) do Qatar para o Japão, Índia, Coreia do Sul e China, que representam 75% das suas exportações de GNL, não foram afectadas pelo boicote imposto pelos Estados árabes, que representam menos de 8% desse total.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill