A empresa investiu mais de 39 mil euros e instalou 50 luminárias LED
One Belt, One Road

A Docapesca investiu mais de 39 mil euros na substituição dos equipamentos de iluminação exterior do porto de pesca da Póvoa de Varzim, onde instalou 50 luminárias LED, no âmbito de um “plano mais vasto de melhoria da eficiência energética em vários portos de pesca e lotas que, desde 2014, já representou um investimento global de 115 mil euros e uma redução de 49 por cento na potência total instalada, que passou de 321 kW para 164 kW”, refere a empresa.

No âmbito desse plano, desde 2014, a Docapesca estima ter obtido “uma redução anual no consumo de 442.750kWh e, consequentemente, uma diminuição de 95,3 TEP/ano (tonelada equivalente de petróleo), contribuindo assim para a redução das emissões da empresa em cerca de 83 toneladas CO2/ano”, segundo refere em comunicado. No mesmo contexto, a empresa espera obter “uma redução na factura global de energia superior a 53.130 euros/ano”.

A empresa acrescenta que “sendo expectável que o tempo de vida útil dos sistemas de iluminação possa chegar aos 15 anos, a poupança estimada para esse período será de quase 800 mil euros”. A Docapesca informou ainda que “estão previstos mais investimentos na área da eficiência energética, quer na continuidade na iluminação LED mais eficiente quer em projectos piloto, como é o caso do porto sustentável na Nazaré, com candidatura aprovada no Mar 2020”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill