Puertos del Estado

As despesas operacionais (OPEX, ou despesas na manutenção e melhoria de equipamentos) da frota marítima mundial acabam de ultrapassar os 100 mil milhões de dólares (89,1 mil milhões de euros) pela primeira vez, superando os 87,3 mil milhões de euros do último ano, refere o World Maritime News com base em dados da consultora de serviços marítimos Clarksons Research.

Segundo o jornal, os salários das tripulações continuam a ser a maior parcela da despesa (38,8 mil milhões de euros), distribuída por 1,4 milhões de tripulantes em todo o mundo.

As comissões de gestão ocupam a segunda posição, com 8,2 mil milhões de euros, seguidas sucessivamente pelas parcelas das reparações (6,8 mil milhões de euros), sobressalentes (6,2 mil milhões de euros) e abastecimento e lubrificantes (4,4 mil milhões de euros).

Os dados da Clarksons referem também despesas de 4,1 mil milhões de euros em seguros, 3,4 mil milhões de euros em protecção e indemnizações e 2,8 mil milhões de euros em provisões. São ainda mencionados 3 mil milhões de euros em diversos e 6,1 mil milhões de euros noutras despesas com tripulantes.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill