A facilidade em fazer negócios aumentou fortemente na Índia no último ano, muito devido ao desempenho dos seus portos, concluiu um relatório do Banco Mundial
ZIM

As reformas no sector portuário indiano contribuíram de modo decisivo para a evolução da Índia no ranking do Banco Mundial relativo à facilidade de fazer negócios, refere o Safety4Sea. De acordo com o Banco Mundial, a Índia passou do 100º lugar, em 2017/18, para 77º, em 2018/19, nesse ranking.

Segundo o documento «Ease of Doing Business» da instituição financeira, citado pela publicação, melhoramentos registados nos portos ao nível das infra-estruturas, dos processos e da digitalização dos documentos reduziram o tempo de movimentação da carga, contribuindo para este resultado.

Esta análise não surpreende, pois 92% do volume do comércio externo (exportação/importação) indiano passa pelos portos. Além disso, nos últimos quatro anos, os principais portos do país cresceram 5%, o que levou o Governo a melhorar a eficiência operacional e procedimentos administrativos e foi melhorada a logística, que passou a ser mais competitiva.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill