Crescimento registou-se em todos os tipos de navios pela primeira vez em sete anos
Maersk

Os custos operacionais médios de navios cresceram pelo segundo ano consecutivo, depois de dois anos de queda acentuada, mas o custo da inflacção vai acelerar o aumento dos prémios dos seguros, refere o World Maritime News citando conclusões da consultora Drewry.

A consultora analisou os custos operacionais em 46 navios de diferentes tipos e dimensões em 2018 e concluiu que esse aumento foi de 1,1%, depois de em 2017 ter sido de 0,7%. E de em 2015 e 2016 ter ocorrido uma contracção nas despesas operacionais (OPEX) com navios de quase 9%.

A queda nas despesas com os navios caiu há quatro anos, face à crise no transporte marítimo, por questões de sobrevivência, mas com a recuperação no preço dos fretes, os investidores retomaram os gastos. Este ano foi mesmo o primeiro dos últimos sete em que a média dos custos operacionais subiu em todos os tipos de navios.

A Drewry, porém, reconhece que alguma incerteza no transporte marítimo e o excesso de capacidade inatalada continuarão a exercer pressão sobre esses custos, sem que a tendência agora verificada dê sinais de abrandar. Mas esse crescimento deverá ficar abaixo do aumento da inflacção, gerando na prárica uma estagnação nos custos.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill