A China deu mais um passo na aproximação à Europa de Leste e Central, preparando condições para uma cooperação em infra-estruturas com a Croácia no âmbito do seu projecto One Belt, One Road
One Belt, One Road

 

Recentemente, os Primeiros-Ministros da Croácia e da China debateram a possibilidade de uma cooperação bilateral em projectos infra-estruturantes, incluindo portos, refere o Safety4Sea. O encontro entre os dois governantes decorreu no âmbito da iniciativa 16+1, que reúne a China e 16 Estados da Europa de Leste e Central nos sectores do investimento, transporte, finança, ciência, educação e cultura, no quadro do projecto chinês One Belt, One Road, que visa unir a Ásia à Europa e à África por vias marítimas e terrestres.

 

A cooperação agora debatida tende a ser o embrião de um entendimento mais amplo entre os dois países, no âmbito do qual, além da construção de infra-estruturas, a China apoiará empresas croatas de pequena e média dimensão e promoverá a colaboração no turismo e o intercâmbio cultural sino-croata. No horizonte da China está igualmente a abertura de novas vias comerciais e culturais entre a China e os Estados da Europa de Leste e Central, importantes destinos de escoamento dos produtos chineses e os principais pontos de chegada das vias contempladas no projecto One Belt,One Road.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill