O Canal do Panamá passou a dispor de um Calculador de Emissões para medir as emissões dos navios que o cruzam e incentivar à redução da poluição gerada pelo transporte marítimo
Panamá

A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) disponibilizou um instrumento para centralizar os dados sobre as emissões de poluentes dos navios e incentivar o sector do transporte marítimo a reduzir a sua pegada de carbono, refere o World Maritime News.

Esta ferramenta, denominada Calculador de Emissões, permitirá obter dados rigorosos sobre as emissões de carbono, comparar as emissões de navios que as reduziram por cruzarem o Canal do Panamá com as emissões de navios que seguiram rotas alternativas e encorajar os operadores a reduzirem as emissões.

De acordo com o jornal, os dados serão centralizados no Ranking de Redução de Emissões de CO2, uma plataforma que classifica mensalmente os clientes com menores emissões e que servirá para que a ACP reduza a sua própria pegada de carbono. A ACP usará ainda a plataforma para medir e fazer o rastreio das emissões das suas operações diárias e para apoiar o planeamento de uma estratégia de baixo carbono que será usada para estabelecer o roteiro destinado a tornar o Canal do Panamá uma entidade neutral em carbono.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill