Navios devem substituir HFO por combustíveis mais leves antes de cruzar o Canal do Panamá
Canal do Panamá

A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) alterou os requisitos de utilização de combustível aplicáveis aos navios que pretendem atravessar o canal rumo ao Pacífico ou ao Atlântico e que necessitem de escalar portos panamianos antes da travessia, refere o World Maritime News.

Segundo o jornal, esses navios poderão utilizar combustíveis pesados (heavy fuel oil, ou HFO) para operarem motores auxiliares, caldeiras e outros equipamentos de apoio durante a estada em porto, mas terão que usar combustíveis destilados, mais leves, para operarem os mecanismos propulsores antes de entrarem no canal.

De acordo com o jornal, a substituição do tipo de combustível deve realizar-se, pelo menos, duas horas antes de iniciarem a travessia, e só serão autorizados a fazê-la quando a substituição estiver concluída. O procedimento deverá ficar registado no diário de bordo, com indicação da data e hora da sua ocorrência.

Já os navios que escalarem os portos de qualquer lado do canal, sem intenção de o cruzar entre os dois oceanos, e que optem por queimar HFO, estão dispensados deste procedimento.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill