Apesar da opção dos armadores sul-coreanos por estaleiros chineses, os estaleiros sul-coreanos superaram os seus rivais em Abril e indiciam uma revitalização da actividade depois das dificuldades sentidas em 2016
BWC

Desde o princípio do ano, os armadores sul-coreanos encomendaram treze navios a estaleiros chineses e apenas sete a estaleiros nacionais, informou o World Maritime News com base em relatos da agência noticiosa sul-coreana Yonhap News Agency.

Segundo o jornal, no mesmo período de 2016, os armadores sul-coreanos tinham encomendado 26 navios (contra os actuais 20), 22 dos quais a estaleiros nacionais (contra os actuais sete).

Já os armadores chineses optaram por encomendar todos os seus navios (16) a estaleiros do seu país e no caso do Japão, quatro de seis encomendas de navios feitas por armadores nacionais recaíram sobre estaleiros do país.

Apesar deste contexto, refere o jornal, os três principais construtores navais da Coreia do Sul, a Hyundai Heavy Industries (HHI), a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) e a Samsung Heavy Industries (SHI) indiciam um regresso favorável ao mercado, na sequência do aproveitamento dos preços atractivos dos VLCC (very large crude carriers, navios tanque com um porte entre 180 mil e 320 mil toneladas) por parte dos armadores.

Citando dados da mesma agência noticiosa, o jornal refere que em Abril os estaleiros sul-coreanos ultrapassaram os estaleiros chineses. Dados da consultora em serviços marítimos Clarkson Research, citados pelo jornal, referem que nesse mês os estaleiros sul-coreanos receberam encomendas equivalentes a 340 mil CGT (compensated gross tonnage, ou seja, tonelagem bruta compensada, um indicador que incorpora o trabalho necessário à construção do navio) para a construção de 12 navios, contra encomendas de 260 mil CGT para construir 13 navios recebidas pelos estaleiros chineses.

Observando o período de Janeiro a Abril, no entanto, verifica-se que os estaleiros sul-coreanos asseguraram encomendas equivalentes a 1,23 milhões de CGT para a construção de 34 navios, enquanto os estaleiros chineses obtiveram encomendas equivalentes a 1,43 milhões de CGT para a construção de 78 navios, refere a agência noticiosa sul-coreana.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill