Portos de Setúbal e Sesimbra com sistema dotado de melhor informação e resolução e com novas estações para zonas de aproximação às docas
APSS

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) anunciou o melhoramento do sistema de monitorização operacional meteorológica e oceanográfica dos portos de Setúbal e Sesimbra, “implementado pela plataforma Aquasafe e desenvolvido pela Hidromod”.

Segundo a APSS, “o sistema, que recebeu melhorias significativas, gera agora mais informação e melhor resolução para apoio à decisão em tempo real, com dados provenientes de estações de monitorização próprias e modelos numéricos para o Estuário do Sado, produzindo previsões de 5 a 7 dias”.

Actualmente, o sistema “apresenta uma cobertura integral do Estuário do Sado, com modelação de ondas e corrente (SWAN e MOHID) com uma resolução de aproximadamente 200m, com áreas específicas de alta resolução (50m) para Sesimbra, Canal da Barra e áreas de aproximação às docas de Setúbal”, refere a APSS, acrescentando que “em relação à meteorologia, foi adicionada uma aplicação do modelo WRF de 2,5 km de resolução, que possibilita uma previsão de 7 dias”.

A nova resolução do sistema está disponível “para todas as estações virtuais anteriormente existentes, tendo sido ainda criadas novas estações para as zonas de aproximação às docas (Pescadores, CNS e Fontainhas)”, refere a APSS.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill