No seu Orçamento para este ano, Nova Deli estima gastar 21 milhões de dólares com o porto iraniano, no âmbito de um acordo firmado com o Irão e o Afeganistão
Porto de Chabahar

O Governo indiano previu uma disponibilidade financeira de 21 milhões de dólares (18,3 milhões de euros) no seu Orçamento para 2019 destinada a investir no porto iraniano de Chabahar, refere o Safety4Sea. Recorde-se que em Outubro de 2018, a Índia, o Irão e o Afeganistão formalizaram um acordo para o trânsito de mercadorias por aquele porto, no âmbito da criação de um corredor internacional de transporte pelos três países.

Em Maio de 2016, os três Estados já haviam assinado um acordo trilateral em Teerão que lhes permite abrir novas rotas de ligação entre si e converter este porto, que tem registado elevados volumes de movimento de mercadorias, segundo a publicação, numa plataforma de trânsito alternativa à circulação pelo Paquistão e que poderá contribuir para desenvolver a débil economia do Afeganistão.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill