A Autoridade Portuária de Antuérpia e a Fluxys estão a estudar a viabilidade da captura, armazenamento e reutilização de carbono pela indústria
Porto de Antuérpia

A Autoridade Portuária de Antuérpia (APA) e a operadora de infra-estruturas de gás Fluxys estão a avançar com um estudo de captura, armazenamento e reutilização de carbono por parte da indústria marítima, na luta contra as alterações climáticas, refere o World Maritime News.

Nesse sentido, os parceiros estão a estudar a viabilidade das soluções de captura de CO2 no porto, o transporte do mesmo por navio e a sua reutilização e armazenamento. Se os resultados forem positivos, esperam poder começar a promover, em conjunto, projectos neste sentido.

“A indústria do porto de Antuérpia é o motor central da economia belga e, nos últimos anos, dedicou-se bastante á sustentabilidade. No que respeita as emissões de CO2, é necessária, no entanto, uma abordagem ampla do porto”, refere Jacques Vandermeiren, CEO da APA.

E, conclui Pascal De Buck, Director Administrativo da Fluxys, “para combater os efeitos do aquecimento global, precisamos de um mix de soluções. Temos que lidar não apenas com as emissões de CO2 provenientes do consumo de energia, mas também com um grande número de processos industriais que também libertam CO2”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill