Num ano em que movimentou 6,6 milhões de toneladas de mercadoria, o porto de Setúbal obteve o melhor resultado em tráfego portuário de carga rodada (223.671 unidades, +30% do que em 2016) da década
Porto de Setúbal

Em 2017, o porto de Setúbal movimentou 223.671 unidades de carga rodada (roll-on, roll-off, ou ro-ro), o que representa mais 30% do que em 2016 e o melhor resultado da década, segundo a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). A APSS sublinha também que 2018 na movimentação de veículos, “com a exportação a tornar-se predominante neste modo de carga face aos números estimados de produção da fábrica da VW” (Volkswagen Autoeuropa).

Foi aliás a combinação da exportação do novo modelo fabricado por esta fábrica, o T-ROC, no último trimestre de 2017 (mais 26.204 veículos do que no ano anterior, ou seja, mais 30%), com a importação de automóveis (mais 25% do que em 2016), que impulsionou este resultado.

A APSS refere também que os números das cargas ro-ro e contentorizada (que superou as 152 mil TEU) “mantêm a tendência de mudança estrutural da tipologia das cargas movimentadas no porto de Setúbal, com um crescimento do movimento das cargas de valor acrescentado relativamente a outras tipologias associadas a cargas industriais pesadas, com importância crescente para a economia nacional na vertente das exportações”.

No ano transacto, segundo a APSS, o porto de Setúbal movimentou foi cerca de 6,6 milhões de toneladas de mercadoria.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill