Especializada em soluções para a indústria marítima, a empresa portuguesa Tecnoveritas instalou neste Verão a tecnologia Optipower bordo de um rebocador da Svitzer.
Tecnoveritas

Em Agosto, a TecnoVeritas, empresa portuguesa especializada em soluções de engenharia para a indústria marítima, instalou duas unidades da tecnologia Optipower para medição de binário e impulso (torque e thrust) do veio no rebocador Ormsby Cross, da multinacional Svitzer, em Newcastle, no Reino Unido.

Segundo a empresa, “cada unidade foi instalada numa linha de veio do rebocador e foram integradas no sistema de monitorização fornecido pela Royston, de Newcastle”. Ambas as unidades “permitem monitorizar, em termos de performance, o sistema de propulsão do rebocador”, refere a Tecnoveritas, acrescentando que “simultaneamente, é medido o combustível e outras variáveis operacionais”.

Conforme nos esclareceu a empresa, “o Optipower é uma ferramenta fundamental para optimização da performance de um navio, tendo a vantagem de monitorizar a eficiência do sistema de propulsor e logo optimizar o impacto ambiental do navio”. Além disso, “ao conhecer a potência ao veio e o impulso, o operador consegue encontrar vários pontos de optimização do navio”, como a potência média, o impulso médio, os tempos de espera, a velocidade, entre outros.

Paralelamente, esta tecnologia “consegue facilmente separar eficiências do sistema propulsor, casco e hélice do navio”, esclarece a empresa. Actualmente, o Optipower “é integralmente desenhado e fabricado em Portugal, estando instalado a bordo de navios mercantes e de guerra à volta do mundo”, apenas com um concorrente internacional, referiu-nos a Tecnoveritas.

Entretanto, a empresa continua a actualizar o seu sistema Boem-s (Blue Overall Energy Monitoring System) instalado na empresa nacional de reboques marítimos Rebonave. O sistema é uma plataforma global de gestão de desempenho, cuja actualização se faz de acordo “com a experiência de utilização, procurando a máxima aplicabilidade do programa na operação de manutenção da frota da empresa”, refere a Tecnoveritas.

Segundo a Tecnoveritas, “o Boem-s foi selecionado pela Rebonave devido à ampla aplicação que possibilita, permitindo o início do plano de digitalização de informação que a empresa objectivava desenvolver”. Conforme explica a Tecnoveritas, a plataforma permite monitorizar “indicadores chave, gestão técnica, gestão de processos, gestão de tripulações, planeamento de rotas com indicação climatérica (aplicável aos rebocadores oceânicos)”.

No caso da Rebonave, “a empresa decidiu iniciar o processo através da implementação do módulo de gestão de manutenção”, esclareceu-nos a Tecnoveritas, sublinhando que a implementação do sistema surgiu com o interesse daquela em aumentar a eficiência das acções de planeamento da manutenção e a gestão de documentos, “simplificando a comunicação e tarefas dos colaboradores responsáveis pelas acções a tomar”.

Tal simplificação justifica-se porque o Boem-s é uma plataforma web based Cloud, “acessível através de PC, tablet ou telemóvel com ligação à internet”, refere a Tecnoveritas. A empresa nota ainda que “nos casos da operação da plataforma em navios que em navegação não lhes seja possível o acesso à internet, é possibilitada uma instalação a bordo com a informação sincronizada com a data da partida”.

A Tecnoveritas explica também que “com o decorrer das tarefas e com o acumular de experiência, o Boem-s regista e aprende todas as alterações decorridas das operações de manutenção, por análise das alterações dentro das ordens de trabalho semelhantes, permitindo à equipa de manutenção ter uma noção real dos tempos e custos necessários a cada intervenção”.

Posteriormente, “com a monitorização transversal dos navios, monitorizando a performance”, a Rebonave “poderá optimizar os gastos na manutenção, cruzando o comportamento técnico dos equipamentos com a necessidade efetiva de manutenção, aprendendo, com a experiência, a evitar falhas, e por outro lado, a aumentar intervalos entre ações de manutenção”.

Segundo nos explicou a Tecnoveritas, o sistema “encontra-se instalado também nos navios da Transinsular, Patrulhões da Armada e a bordo de navios de passageiros como os famosos SS DELPHINE ou o Ex-Atlântida”.



3 comentários em “Tecnoveritas instala tecnologia Optipower em rebocador da Svitzer”

  1. Maria da Luz diz:

    Congratulamo-nos pela facto da TECNOVERITAS, empresa portuguesa ter sucesso no estrangeiro, não entendemos a razão pela qual o Jornal da Economia do Mar dá realce no titulo da noticia a uma empresa estrangeira, com o anuncio da instalação de um sistema num rebocador em Newcastle, deixando para segundo plano a notícia da instalação pela TECNOVERITAS da aplicação do novo sistema Boem-s (Blue Overall Energy Monitoring System) na empresa nacional de reboques marítimos REBONAVE.

    1. Gonçalo Collaço diz:

      Nota do Director da Publicação
      Compreendemos a preocupação mas, lendo a notícia, percebe-se: a) ser notícia, de facto, a recente instalação pela Tecnoveritas do Sistema Optipower num reboque da empresa Svitzer; tendo a operação tido lugar em Newcastle, dá-se igualmente notícia da operação ter sido realizada em Newcastle; b) subsidiariamente, quer para maior enquadramento dos vários trabalhos e capacidades da Tecnoveritas, quer para destaque de outras empresas Portuguesas, complementa-se a notícia com adicional informação sobre outros trabalho de actualização e acompanhamento tecnológico que a Tecnoveritas tem vindo a realizar em relação ao Sistema Boem-S instalado na empresa Rebonave em 2016; c) de um ponto de vista jornalístico, os factos ou a informação mais recente precede sempre, por definição, sobre os factos ou a informação mais antiga e, muito mais ainda, sobre informação já conhecida.
      Com os melhores cumprimentos,
      Gonçalo Magalhães Collaço

  2. Óscar Mota diz:

    Felicitações à TcnoVeritas pela sua notável realização e um abraço ao Engº Jorge Antunes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill