Transporte marítimo tem um novo grande operador global
The Alliance

A Hanjin, Hapag-Lloyd, “K”Line, Mitsui O.S.K. Lines, Nippon Yusen Kaisha e Yang Ming anunciaram, na passada sexta-feira a criação de uma nova aliança no sector do transporte marítimo, chamada The Alliance, informou o World Maritime News.

Já há algum tempo que circulavam rumores sobre este acordo, que inclui as principais empresas excluídas das outras duas grandes alianças do sector (2M e Ocean Alliance), excepto a Hyundai Merchant Marine (HMM) e a United Arab Shipping Company (UASC).

A primeira fica de fora devido aos seus problemas financeiros, refere o jornal. De acordo com informações não confirmadas, poderá vir a tornar-se uma subsidiária do banco público sul-coreano Korea Development Nak no âmbito de um acordo que evitará a sua falência. A segunda está em negociações para uma eventual fusão com a Hapag-Lloyd, mas ainda não há notícias de que tenham concluído um acordo.

A nova aliança irá cobrir as todas as rotas comerciais Leste-Oeste, designadamente, Ásia-Europa/Mediterrâneo, Ásia-Costa Leste da América do Norte, Ásia-Costa Leste da América do Norte, Transatlântica e Ásia-Médio Oriente/Golfo Pérsico/Mar Vermelho. O início das operações está previsto para Abril de 2017, ano em que devem extinguir-se as alianças actuais em que estas empresas se integram, mas ainda sujeito à aprovação das autoridades regulatórias competentes.

De acordo com uma declaração conjunta dos novos parceiros, esta aliança constituirá uma das principais redes de transporte de contentores, que opera mais de 620 navios, combinando cerca de 3,5 milhões de TEU, ou seja, 18% da capacidade da frota global de porta-contentores. Se a fusão da Hapag-Lloyd com a UASC se concretizar, esta capacidade aumentará para 4 milhões de TEU.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill