Exportações da Turquia e operações na América Latina foram determinantes para o crescimento
Porto de Chabahar

Em 2018, a empresa turca Yilport Holding, presente em Portugal e subsidiária do Grupo Yildirim, registou um movimento de 6.41 milhões de TEU em carga contentorizada em todo o mundo, mais 5% do que em 2017, um volume de 11,86 milhões de toneladas de carga, 444.973 CEU (car equivalent unit, ou seja, a unidade de medida da capacidade de transporte de veículos por um navio) e 3,51 milhões de metros cúbicos de carga líquida.

De acordo com a empresa, o crescimento ficou a dever-se, sobretudo, ao aumento do comércio marítimo da Turquia, onde explora cinco terminais, e ao movimento de mercadoria na América Latina, onde explora três terminais (Perú, Guatemala e Equador). No caso da Turquia, refere a empresa, foi determinante para o crescimento do movimento de carga contentorizada o desempenho económico do país, com destaque para as exportações.

No mercado ibérico, onde a empresa explora nove terminais (7 em Portugal e 2 em Espanha), o volume de carga contentorizada manteve-se estável. Todavia, o principal terminal da Yilport na Península Ibérica, no porto de Leixões, registou um movimento de 660.835 TEU, mais 6% do que no ano anterior. Ainda no cômputo do mercado ibérico, a Yilport movimentou 4.15 milhões de toneladas de carga, o que representou mais 5% do que em 2017 nas operações da empresa na Península Ibérica.

O crescimento de 2018 foi aclamado pela indústria e valeu à Yilport Holding o prémio de Operador Portuário do Ano, atribuído em Dezembro pela Lloyd’s List. A empresa terminou o ano em 12º lugar do ranking da consultora Drewry (Global Container Terminal Operators Annual Review and Forecast 2018) e manifestou a pretensão de obter um crescimento orgânico agressivo em todas as operações durante 2019.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill