O investimento total é de 25 milhões de euros, partilhado desigualmente entre a ASM Industries e a Administração do Porto de Aveiro, e a produção deverá arrancar em 2019
Taiwan

Neste Sábado, foi assinado o contrato de concessão para construção e instalação de uma Unidade de Produção de Estruturas Metálicas Offshore, a localizar no porto de Aveiro. Segundo a Administração do Porto de Aveiro (APA), o investimento previsto é de 29 milhões de euros, a repartir entre a ASM Industries (25 milhões) e a APA (4 milhões).

A nova unidade, é “destinada à produção de torres eólicas, peças de transição e fundações offshore”, refere a APA na sua newsletter, acrescentando que vai “ocupar uma área de 71.875 m², contando com um cais privativo de 200 metros de comprimento e fundos de 12 metros”. Paralelamente, o investimento deverá gerar 105 postos de trabalho.

“A localização no porto de Aveiro e a possibilidade de usufruir de um cais de uso privativo são factores de competitividade a relevar”, refere a APA, “sabendo-se que devido às dimensões e peso destes elementos os custos logísticos representam, aproximadamente, 20% do custo no caso de um aerogerador”.

Neste caso, a localização num porto permite “eliminar o custo de transferência entre o local de fabrico e o ponto de embarque para efectuar o transporte até ao local da instalação”, refere a APA, recordando que o porto de Aveiro “se tem vindo a afirmar como uma plataforma do transporte marítimo que serve o cluster de fabrico de aerogeradores” e onde “são embarcados os geradores, pás e torres tubulares”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill