Mais uma empresa com capital marroquino vai operar entre Marrocos e a Península Ibérica
African Moroccan Lines

A African Moroccan Line (AML), uma companhia de navegação formada a partir de um projecto que junta bancos marroquinos e o grupo grego Attica, prevê uma oferta de transporte no Estreito de Gibraltar, entre os portos de Tânger-Med e Algeciras. De acordo com a imprensa espanhola, a empresa já está a recrutar pessoal para as operações, que deverão arrancar dentro de semanas.

A linha funcionará com dois ferries, o Diagoras, operado pela Blue Star Ferries, com capacidade para 1.465 passageiros e 400 veículos, e o Venizelos, ao serviço da Anek Lines, com capacidade para 2.500 a 3.000 passageiros (as fontes divergem quanto a isto) e 850 automóveis.

As notícias vindas a público adiantam que o projecto é mais ambicioso. Por um lado, a empresa poderá operar com mais sete linhas. Marrocos deseja maior intervenção nacional no transporte marítimo que envolva o país, depois do colapso da Comarit-IMTC, que levou a que a Inter Shipping seja a única operadora marroquina na zona do Estreito de Gibraltar. Além dela, navegam as espanholas Trasmediterránea, Balearia, Naviera Armas e FRS Iberia e a italiana GNV. Por outro, é mencionada a possibilidade de a companhia vir a efectuar ligações a França e Itália.

De acordo com dados adiantados no site da Short Sea Portugal, esta iniciativa regista-se num momento em que crescem os serviços de ferries que fazem essa travessia. “O número de veículos embarcados nas três rotas (Algeciras-Ceuta, Algeciras-Tanger Med e Tarifa-Tânger Cidade) do Estreito no primeiro trimestre de 2016 foi de 205.598 (+8,18% face a 2015) e o total de passageiros transportados de 1.025.188 pessoas (+11,63%)”, refere-se no site.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill