Os primeiros três meses deste ano podem vir a conhecer um recorde na demolição de graneleiros, de acordo com a Clarkson, fornecedora de serviços marítimos. Nas primeiras nove semanas de 2016, foram vendidos 120 graneleiros, num total de 10.1 milhões de toneladas. Se este ritmo se mantiver, neste trimestre poderá ser ultrapassado o anterior recorde de 10.9 milhões de toneladas registado no segundo trimestre de 2015.

Segundo a Clarkson, citada pelo World Maritime News, “níveis tão elevados de demolição reflectem claramente o estado pouco saudável do mercado de graneleiros que se regista em 2016”.

A idade média para desmantelamento dos graneleiros caiu dos 33 anos, em 2007, para os 24, em 2016, e neste momento navios construídos em 2000 já são candidatos à reciclagem, segundo dados da Clarkson, que também assinala o facto de terem sido vendidos 10 graneleiros Capesize e Panamax desde o princípio de 2015.

A prestadora de serviços nota igualmente que ainda existem 57.8 milhões de toneladas de graneleiros com 20 ou mais anos, incluindo 108 Capesizes e 166 Panamaxes, o que significa que apesar da pouca idade dos navios para desmantelamento, subsiste um elevado potencial de candidatos para demolição que poderá contribuir para o regresso do mercado a melhores dias, segundo a Clarkson.

Recorde-se que a BIMCO (Baltic and Maritime Council), associação privada de armadores e operadores de transporte marítimo internacional, já tinha previsto que 2016 poderia ser o ano mais movimentado no desmantelamento de navios, adiantando mesmo que este ano poderão ser vendidas cerca de 40 milhões de toneladas de graneleiros de transporte de sólidos para esse efeito.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill