Delegação do Bureau Green Award recebida o porto de Sines
Green Award

 

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) recebeu uma delegação da Bureau Green Award com o propósito de renovar a parceria já existente entre ambas as organizações.

O Bureau Green Award é um corpo executivo da Green Award Foundation responsável pelos procedimentos de certificação “Green Award”, que é atribuída aos navios que cumprem determinados padrões de segurança e salvaguarda ambiental.

A certificação “Green Awards” está aberta a petroleiros, navios tanque de transporte de produtos químicos e graneleiros de capacidade igual ou superior a 20 mil toneladas de porte bruto, cargueiros de contentores e gás natural liquefeito e navios de águas interiores.

Sujeita a uma verificação anual e válida por três anos, esta certificação depende de um procedimento assente em critérios relacionados com a tripulação, ambiente, operação e gestão do navio, entre outros.

A sua atribuição confere vantagens competitivas aos navios, na medida em que lhes associa uma aura de segurança e responsabilidade ambiental junto do mercado. Em comunicado, a APS refere que “concede uma redução nas taxas portuárias aos navios certificados” com esta certificação.

Além disso, várias entidades, como instituições oficiais e companhias privadas, valorizam esta certificação e concedem benefícios aos navios que a possuem. Além de Portugal, também são atribuídas reduções consideráveis aos navios certificados em portos da Bélgica, Canadá, Lituânia, Letónia, Holanda, Oman e Nova Zelândia.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill