As autoridades dispõem de um novo navio, que responde aos desafios ambientais e de eficiência energética
Porto de Roterdão

As autoridades do porto de Roterdão colocaram na última semana em operação um novo navio patrulha híbrido, o RPA 8, de 25 metros, que pode navegar com ambos os combustíveis, o diesel tradicional e o diesel eléctrico. Este último é mais eficiente do que outros meios propulsores, menos poluente e reduz o número de horas que os motores funcionam em baixa rotação, segundo o World Maritime News.

O RPA 8, que vem substituir o antigo RPA 3, que chegou ao fim da sua vida útil, foi construído pelo grupo Kooiman Marine. “Comissionar este navio vai ao encontro da política de estímulo à navegação sustentável e dá um exemplo como Autoridade Portuária”, referiu o Mestre de Porto, René de Vries, que é responsável pela manipulação suave, segura e sustentável do navio, acrescentando que “todas essas inovações resultam no facto de o RPA 8 economizar a mesma quantidade de energia que 65 famílias consomem num ano. O que também reduz as emissões de CO2 do navio; nível de emissões reduzidas que foi calculado e será equivalente a salvar a plantação anual de aproximadamente 8 mil árvores”, acrescentou René de Vries.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill