Lucros de 666 milhões de euros não satisfazem o grupo
HUUB

O grupo A.P. Møller – Mærsk A/S registou um lucro de 666 milhões de euros (711 milhões de dólares) em 2016, em linha com as suas orientações, mas “claramente insatisfatório”, resultante de pressão nos preços e fracos crescimentos em todos os mercados, referiu o grupo num relatório anual. No ano anterior, os lucros tinham sido 2.870 milhões de euros (3.071 milhões de dólares).

O grupo reconheceu que se tratou de um ano adverso, com constrangimentos em todos os seus mercados, tendo registado perdas de 1.780 milhões de euros (1,9 mil milhões de dólares) resultantes de imparidades de cerca de 2.500 milhões de euros (2,7 mil milhões de dólares) na Maersk Supply Service e na Maersk Drilling.

De acordo com o grupo, o retorno sobre o capital investido (ROIC, ou return on invested capital) foi -2,7% e o cash-flow foi de 27 milhões de euros (29 milhões de dólares) negativos.

Houve resultados mais fracos, face a 2015, na APM Terminals, Maersk Tankers e na Svitzer, enquanto na Maersk Oil, Maersk Drilling e Damco registaram-se lucros. Houve diminuição de receitas de 33,2 mil milhões de euros (35,5 mil milhões de dólares) nos oito negócios, “predominantemente devido a uma média de tarifas de fretes de contentores mais baixas e um preço mais baixo do petróleo”. As despesas operacionais caíram 2,4 mil milhões de euros (2,6 mil milhões de dólares), essencialmente devido a preços mais baixos no bunker (armazenamento) e ao enfoque na eficiência de custos em todos os negócios.

Para 2017, o grupo A.P. Møller – Mærsk A/S espera lucros superiores aos de 2016, com despesas em capital bruto de 4.600 a 5.200 milhões de euros (de 5 a 5,6 mil milhões de dólares). Na divisão de Transporte & Logística esperam-se lucros acima dos 930 milhões de euros (mil milhões de dólares), assentes na perspectiva de crescimento de 2% a 4% no transporte marítimo global, e na divisão de Energia o lucro esperado é de 468 milhões de euros (500 milhões de dólares), assumindo maior contributo por parte da Maersk Oil. As despesas financeiras líquidas do grupo deverão atingir 468 milhões de euros (500 milhões de dólares).

Igualmente para este ano, o grupo assume como prioridades a integração do negócio de Transportes & Logística e o desenvolvimento de soluções estruturais para cada um dos negócios de petróleo ou relacionados com o petróleo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill