A Hyundai Merchant Marine (HMM) tem planos para comprar 20% da Total Terminals International LLC (TTI), a operadora do maior terminal de contentores do porto de Long Beach, na Califórnia, revela o World Maritime News. De acordo com o jornal, o negócio está estimado em 14,6 milhões de euros e inclui a aquisição de uma participação na empresa de leasing HTEC.
O anúncio foi feito na sequência de uma decisão do Tribunal de Falências dos Estados Unidos favorável à aquisição da quota de 54% da TTI, até aqui detida pela Hanjing Shipping, pela Terminal Investment Limited (TIL), uma subsidiária da MSC, pelo valor de 73,3 milhões de euros.
Segundo o jornal, a HMM terá anunciado que manterá as mesmas tarifas portuárias que a MSC, que passa a controlar a totalidade da TTI na sequência desta decisão judicial, pois já detinha os restantes 46%.
Recorde-se que após a falência da Hanjing Shipping, a HMM entrou na corrida por esta quota de 54% da TTI, em conjunto com a TIL, mas retirou a oferta e a TTI acabou adquirida pela TIL .
A decisão do Tribunal norte-americano segue-se às decisões favoráveis ao negócio pela TIL já anunciadas pela autoridade do porto de Long Beach e por um Tribunal de Seul, na Coreia do Sul.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo