Porto de Leixões

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, destacou a importância e urgência do lançamento de um concurso para construção de um novo terminal de contentores no porto de Leixões durante uma intervenção no Fórum Businees2Sea, no Porto, organizado pela associação Fórum Oceano.

Na ocasião, a ministra sugeriu à administração do porto de Leixões que antecipasse os prazos, argumentando que “não podemos adiar dez anos, é uma matéria que temos de fazer já”.

Ana Paula Vitorino enfatizou a “necessidade absoluta de manter o porto de Leixões como um dos principais portos do país e reforçar a sua capacidade de se impor a nível internacional, porque ao aumentar a sua capacidade, cada porto está a aumentar também a capacidade do país e do sistema logístico nacional”, referindo-se à capacidade para acolher navios maiores, na linha do que é a tendência internacional.

Considerou também que é importante investir “no crescimento da capacidade de navegabilidade do rio Douro, não só para potenciar o turismo de cruzeiro, que já é significativo, mas também no tráfego de mercadorias”.

Recorde-se que recentemente, o Jornal de Notícias referia que a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) estaria a preparar um investimento na Via Navegável do Douro estimado em 75 milhões de euros, até 2020. O objectivo será o desenvolvimento e incremento da segurança da Via Navegável do Douro, requalificando os cais de acostagem e aprofundando o canal.



Um comentário em “Novo terminal no porto de Leixões: ministra quer avançar já”

  1. Antonio Costa diz:

    De lindas palavras está o mundo cheio… E para (ou por) onde o Porto de Leixões vai crescer? E quais são os objectivos a atingir? E quem vai pagar?
    Já sobre o Douro, façam o que fizerem, a barra vai tudo fazer fracassar, digo eu…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill