São 800 mil metros cúbicos de areias a serem extraídos para tornar o canal de Viana navegável

Emílio Brògueira Dias, Presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, anunciou estar a preparar um investimento na ordem de um milhão de euros para dragar o canal de Viana de forma a torna-lo navegável, prevendo-se, no total, a necessidade de dragagem de cerca de 800 mil metros cúbicos de areia.

Um projecto a ser realizado após o lançamento de um concurso público que irá juntar, pela primeira vez, as dragagens dos portos de Norte.

Ainda segundo Brògueira Dias, em 2013 foram investidos em dragagens no Porto de Viana do Castelo cerca de meio milhão de euros, estando apenas 30% do canal navegável.

Segundo relato da Lusa, as afirmações de Brògueira Dias foram proferidas numa sessão da Assembleia Municipal de Viana do Castelo onde se deslocou como convidado para explicar a fusão do Administração dos Portos do Douro e Leixões com Viana do Castelo efectivada no início do ano, tal como relatado na entrevista ao número de Janeiro do Jornal da Economia do Mar.

Apesar se ser o mais pequeno dos grandes portos nacionais, em 2014, Viana do Castelo movimentou cerca de meio milhão de toneladas, mantendo uma vocação maioritariamente exportadora.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill