A ONG responsável pelo sistema já anunciou a autorização para proceder à missão de limpeza da enorme mancha de lixo do Pacífico, que deverá estar concluída em pouco mais de um mês
Our Ocean

A organização não-governamental holandesa The Ocean Cleanup divulgou recentemente que o seu sistema de limpeza marítimo Cleanup System 001 está apto e autorizado para proceder à operação de limpeza na Grande Mancha de Lixo do Pacífico (Great Pacific Garbage Patch, ou GPGP), a 1.200 milhas náuticas da costa de São Francisco (Estados Unidos).

Conforme já noticiámos, toda a operação tem um custo de 1,7 milhões de euros e a colaboração da Maersk, através do seu rebocador Maersk Launcher, que transporta o equipamento até ao destino. A partida ocorreu no dia 8 de Setembro e a conclusão da operação, estimada para 60 dias, está prevista para meados de Novembro.

Segundo alguns meios de comunicação social, após duas semanas de ensaios no Pacífico, concluiu-se que o sistema atinge na água uma velocidade superior à dos plásticos, permitindo a sua recolha, e tem capacidade para correcção de rota no caso de uma alteração do vento e das ondas, o que permite manter o rumo certo. Paralelamente, não sofreu danos durante os ensaios, pelo que está em perfeitas condições para executar a tarefa e tem uma resistência comprovada que lhe possibilitará fazer face ao ambiente difícil com que se deparará.

O sistema consiste numa barreira flutuante em forma de U com uma faixa de três metros agregada por baixo e foi concebido para se deslocar com o vento e as ondas, visando a captura passiva de plásticos. Devido ao formato do equipamento, os resíduos plásticos serão afunilados para o centro do sistema. Numa comparação já feita na imprensa, o sistema funciona como um Pac-man gigante, passando levemente sobre a superfície do oceano e absorvendo os resíduos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill