O Centro de Coordenação dos Navios de Hamburgo (HVCC, sigla em inglês) e a Autoridade do Porto de Roterdão acordaram cooperar digitalmente nos processos operacionais. A partir de agora, ambos trocarão dados importantes para que as companhias possam ser mais eficientes a orientar os seus navios, refere o World Maritime News.
O projecto, lançado no início do ano, é particularmente útil para trocar informações relativas aos horários planeados e às chegadas e partidas dos navios, de forma a que, por exemplo, as companhias de navegação possam dar indicações para navegar mais devagar ou não, conforme a situação, evitando os demorados e-mails. Além disso, representa também uma solução que pode ajudar a poupar combustível e a reduzir o impacto ambiental. Segundo o jornal, recorre a um interface digital que conecta o software do HVCC co a plataforma PRONTO usada em Roterdão.
“A troca directa de dados entre Hamburgo e Roterdão é o primeiro passo lógico para a construção de uma rede de portos em toda a Europa, especialmente para aumentar a capacidade de reagir a atrasos e, assim, fornecer às empresas de navegação e terminais, suporte aperfeiçoado e confiável para a navegação. Gostaríamos de convidar outros portos europeus para se conectarem connosco e aproveitar as vantagens”, referiu Gerald Hirt, Director Geral da HVCC.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo