A Polícia Marítima em operação na Ilha de Lesbos, na Grécia, resgatou ontem mais 24 emigrantes e refugiados num veleiro encalhado e abandonado pelos seus proprietários.
Polícia Marítima

A equipa da Polícia Marítima que se encontra na Ilha Grega de Lesbos desde o dia 1 de Outubro, integrada na missão da agência FRONTEX – POSEIDON SEA 2016, resgatou ontem mais 24 emigrantes e refugiados que se encontravam a bordo de um veleiro encalhado e abandonado pelos designados «facilitadores».

Ao início desta manhã, a equipa da Polícia Marítima foi chamada a apoiar a Guarda-Costeira Grega fora da sua área de vigilância. Um veleiro, com cerca de 25 metros e com 58 emigrantes a bordo, estava encalhado numa zona de rochas e sem acesso a terra. Os «facilitadores» tinham abandonado o veleiro e o grupo de refugiados e emigrantes assim que o mesmo encalhou.

Um primeiro grupo de 34 pessoas foi resgatado pela a Guarda-Costeira Grega e o segundo grupo de 24 pessoas foi resgatado pela equipa da Polícia Marítima para o interior da embarcação ARADE. No total foram resgatadas 4 crianças, 1 bebé de 10 meses, 5 mulheres e 14 homens. Os emigrantes e refugiados resgatados eram naturais da Síria, Afeganistão e Paquistão.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill