A CMA CGM colocou termo à colaboração com a Hanjin Shipping, actualmente em processo de falência, e já tomou medidas relativamente aos contentores da empresa sul-coreana a bordo dos seus navios e aos seus contentores a bordo de navios da Hanjin Shipping.
A decisão tem efeito imediatos, apesar de a Hanjing Shipping integrar a CKYHE Alliance (que também inclui a “K” Line, a Evergreen, a Yang Ming e a Cosco Container Lines) e parceira do grupo CMA CGM em cinco das suas 200 linhas de transporte marítimo. No site da CKYHE Alliance, refere-se que o colapso da empresa é a maior bancarrota na história do transporte marítimo de contentores.
No mesmo site refere-se também que os navios da empresa sul-coreana estão a ser retidos e que diversos portos estão a recusar serviços relacionados com os navios da Hanjin Shipping com receio de não serem compensados pelo trabalho.
Entre as medidas tomadas pela CMA CGM estão a decisão de descarregar os contentores da Hanjin Shipping que estejam a bordo dos seus navios no seu destino final e a de não embarcar mais nenhum dos seus contentores a bordo de navios da empresa sul-coreana.
Paralelamente, a CMA CGM decidiu que todos os seus contentores ainda a bordo de navios da Hanjin Shipping devem ser desembarcados e transferidos para navios próprios e de outros dos seus parceiros.
De acordo com o World Maritime News, os restantes membros da CKYHE Alliance decidiram proibir o embarque da sua carga em navios operados pela Hanjin Shipping e não permitir o embarque de carga a bordo destes navios em qualquer navio dos restantes membros da aliança.
À semelhança da CMA CGM, a Coscon decidiu também que vai encontrar forma de transferir a sua carga ainda a bordo dos navios da Hanjin Shipping para navios próprios ou de outros membros da aliança.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística