Operadores tomam medidas de contingência face ao colapso da empresa sul-coreana

A CMA CGM colocou termo à colaboração com a Hanjin Shipping, actualmente em processo de falência, e já tomou medidas relativamente aos contentores da empresa sul-coreana a bordo dos seus navios e aos seus contentores a bordo de navios da Hanjin Shipping.

A decisão tem efeito imediatos, apesar de a Hanjing Shipping integrar a CKYHE Alliance (que também inclui a “K” Line, a Evergreen, a Yang Ming e a Cosco Container Lines) e parceira do grupo CMA CGM em cinco das suas 200 linhas de transporte marítimo. No site da CKYHE Alliance, refere-se que o colapso da empresa é a maior bancarrota na história do transporte marítimo de contentores.

No mesmo site refere-se também que os navios da empresa sul-coreana estão a ser retidos e que diversos portos estão a recusar serviços relacionados com os navios da Hanjin Shipping com receio de não serem compensados pelo trabalho.

Entre as medidas tomadas pela CMA CGM estão a decisão de descarregar os contentores da Hanjin Shipping que estejam a bordo dos seus navios no seu destino final e a de não embarcar mais nenhum dos seus contentores a bordo de navios da empresa sul-coreana.

Paralelamente, a CMA CGM decidiu que todos os seus contentores ainda a bordo de navios da Hanjin Shipping devem ser desembarcados e transferidos para navios próprios e de outros dos seus parceiros.

De acordo com o World Maritime News, os restantes membros da CKYHE Alliance decidiram proibir o embarque da sua carga em navios operados pela Hanjin Shipping e não permitir o embarque de carga a bordo destes navios em qualquer navio dos restantes membros da aliança.

À semelhança da CMA CGM, a Coscon decidiu também que vai encontrar forma de transferir a sua carga ainda a bordo dos navios da Hanjin Shipping para navios próprios ou de outros membros da aliança.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill