Fundo Azul, Simplex do Mar e linhas de crédito para a pesca entre as propostas do Executivo

Depois da criação de um Ministério do Mar, e na linha do que já constava do programa eleitoral do Partido Socialista, o novo Governo incluiu no Programa de Governo hoje (3 de Novembro) discutido na Assembleia da República uma secção dedicada ao mar.

Entre as diversas medidas propostas, o Programa do XXI Governo Constitucional, inclui a revisão do enquadramento normativo do ordenamento marítimo, a criação de um Fundo Azul para desenvolver a economia, a investigação e a monitorização do mar, o lançamento de um programa para as Ciências e Tecnologias do Mar, a criação de um cluster científico  aplicado aos campos petrolíferos e minerais e à engenharia naval offshore e submarina, e ainda o aumento da capacidade das infraestruturas portuárias.

Em particular, o Governo de António Costa pretende criar um Simplex do Mar, que envolve a implementação da Janela Única Logística (JUL), a criação da Factura Única por Escala de Navio, a introdução do conceito legal de “porto seco”, a criação da “plataforma mar” e a simplificação de licenciamentos, inspecções e vistorias de embarcações, entre outras iniciativas.

No plano do transporte marítimo, o Governo tenciona «melhorar as condições de acesso à cabotagem insular e ao transporte inter-ilhas» e «apoiar o transporte marítimo de curta distância e as “Auto-estradas do Mar”», entre outras medidas. No que respeita à pesca, entre outras propostas, o Executivo quer criar uma marca para o pescado nacional, criar uma linha de crédito para Jovens Pescadores apoiada no PO MAR 2014-2020 e lançar uma Linha de Crédito Pequena Pesca apoiada no mesmo programa, com suporte de entidades bancárias.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill