Dados técnicos sobre a propulsão dos navios encomendados a estaleiros sul-coreanos divulgados pela MAN Diesel &Turbo levam a crer que a sua capacidade poderá ultrapassar as 23 mil TEU, contrariando o anúncio feito em Setembro de que teriam capacidade para 22 mil TEU
Hyundai Merchant Marine

Afinal, os 11 navios porta-contentores encomendados em Setembro de 2017 pela MSC a dois estaleiros sul-coreanos deverão ser os primeiros do mundo com capacidade superior a 23 mil TEU, em vez das 22 mil TEU então anunciadas, segundo referem vários meios de comunicação com base em dados técnicos divulgados pela construtora de motores alemã MAN Diesel &Turbo.

Segundo se anunciou em Setembro, seis navios serão construídos pela Samsung Heavy Industries (SHI) e cinco pela Daewoo Shipping Marine Engineering (DSME). A MAN Diesel &Turbo será a responsável pelos motores principais G95ME-C9.5, que permitirão reduzir a velocidade do navio e com isso aumentar a eficiência do navio, segundo referem as mesmas fontes.

Refere-se ainda que o mecanismo passa por um menor número de rotações por minuto, que permitirá uma hélice maior, a qual pode significar uma propulsão mais eficiente, assocada a um motor com design optimizado. O resultado também passará por menos consumo de combustível e menos emissões de CO2 para a atmosfera.

Em Setembro também se anunciou que o custo dos navios seria de 794,1 milhões de euros, no caso das seis unidades encomendadas à SHI, e de 660,2 milhões de euros, no caso da DSME. Agora, face ao anúncio de detalhes relativos à propulsão dos navios, o valor final das encomendas poderá conhecer alterações. Em todo o caso, os navios deverão ser entregues em 2019, no caso da SHI, e em 2020, no caso da DSME.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill