Secretário-de-Estado Norte-Americano, Ash Carter, avisa China que atitudes agressivas no Mar da China têm consequências.

O Secretário-de-Estado Norte-Americano, Ash Carter, avisou na passada Segunda-feira a China para o que considerou constituírem-se como atitudes agressivas no Mar da China, como seja colocação de rampas de lançamento de mísseis terra-ar numa ilha disputada por várias nações da região.

Nesse sentido, o Secretário-de-Estado Norte-Americano foi ainda mais longe, afirmando igualmente não poderem tais atitudes deixar de ter consequências, instando em simultâneo a não prosseguir em tal via.

Sem especificar a que tipo de consequências se estava a referir, Ash Carter, afirmou textualmente, embora um tanto laconicamente, não poderem «acções específicas deixar de ter consequências específicas».

O discurso proferido em São Francisco, Secretário-de-Estado Norte-Americano teve ainda como alvo as questões relacionadas com a internet, acusando a China e a Rússia de limitarem o seu acesso aos respectivos cidadãos ao mesmo tempo que fomentam e patrocinam a cyber-espionagem e o cyber-crime e os cyber-ataques a terceiros Estados,.

Nesse sentido, Ash Carter apelou também á cooperação das empresas e da indústria norte-americana para garantirem níveis de segurança de dados apropriados através de sistemas de encriptação cada vez mais sofisticados e complexos, não obstante os problemas que tal situação poderá igualmente colocar, como o controverso caso dos telefones encriptados os atiradores do recente atentado em São Bernardino, agora na Justiça.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill