O Secretário-de-Estado Norte-Americano, Ash Carter, avisou na passada Segunda-feira a China para o que considerou constituírem-se como atitudes agressivas no Mar da China, como seja colocação de rampas de lançamento de mísseis terra-ar numa ilha disputada por várias nações da região.
Nesse sentido, o Secretário-de-Estado Norte-Americano foi ainda mais longe, afirmando igualmente não poderem tais atitudes deixar de ter consequências, instando em simultâneo a não prosseguir em tal via.
Sem especificar a que tipo de consequências se estava a referir, Ash Carter, afirmou textualmente, embora um tanto laconicamente, não poderem «acções específicas deixar de ter consequências específicas».
O discurso proferido em São Francisco, Secretário-de-Estado Norte-Americano teve ainda como alvo as questões relacionadas com a internet, acusando a China e a Rússia de limitarem o seu acesso aos respectivos cidadãos ao mesmo tempo que fomentam e patrocinam a cyber-espionagem e o cyber-crime e os cyber-ataques a terceiros Estados,.
Nesse sentido, Ash Carter apelou também á cooperação das empresas e da indústria norte-americana para garantirem níveis de segurança de dados apropriados através de sistemas de encriptação cada vez mais sofisticados e complexos, não obstante os problemas que tal situação poderá igualmente colocar, como o controverso caso dos telefones encriptados os atiradores do recente atentado em São Bernardino, agora na Justiça.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio