Movimento de carga atingiu mais de 43,9 milhões de toneladas em 2015

Em 2015, o porto de Sines movimentou mais de 43,9 milhões de toneladas de mercadorias, mais 17 por cento do que no ano anterior. De acordo com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), para o efeito “contribuíram todos os segmentos de carga”.

Em carga contentorizada, “foram movimentados 1,33 milhões de TEU, mais 8,5 por cento do que no ano passado”, confirmando o percurso de crescimento sustentado que este segmento regista desde que entrou em operação o Terminal XXI.

O maior crescimento face ao ano anterior foi nos granéis sólidos, da ordem dos 19,5 por cento, para 5,9 milhões de toneladas, e nos granéis líquidos a evolução foi de 19,1 por cento, para 21,5 milhões de toneladas.

Igualmente em 2015, Sines recebeu 2.187 navios, mais 9,2 por cento do que em 2014, e o Gross Tonnage subiu 14 por cento, para mais de 80 milhões de toneladas, o que reflecte o aumento progressivo do porte dos navios que escalam este porto.

De acordo com a APS, o volume de mercadorias movimentado nos portos do Algarve (Faro e Portimão) aumentou 7,86 por cento em 2015 face ao ano anterior. Em termos de número de navios, registou-se também um crescimento de 24% face a 2014, principalmente devido à evolução no porto de Portimão (52,17 por cento).

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill