contentores

Este pode ser o pior ano para os fabricantes de contentores desde 2009, de acordo com dados da consultora Drewry, citados pelo World Maritime News. Os preços dos novos contentores de carga seca atingiram o seu ponto mais baixo desde 2002, com uma queda recorde de 15% no primeiro trimestre de 2016, e continuam a descer, informa o jornal.

A consultora admite que os fabricantes tenham tido uma pequena perda líquida no primeiro trimestre, induzida pelo facto de o preço do aço e outros materiais já não estarem a descer. Os preços de contentores usados de carga seca também caíram, para um nível inédito na última década, refere o World Maritime News.

Para esta situação muito contribuirá o volume de novos contentores existente nas fábricas chinesas, incluindo parte substancial da produção de 2015, que aguardam por recolha, conforme explicou a Drewry aos meios de comunicação. Outro motivo para alguma inactividade no sector pode ser o baixo nível das taxas de aluguer no primeiro trimestre, que caiu 10% face a 2015.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill