Este pode ser o pior ano para os fabricantes de contentores desde 2009, de acordo com dados da consultora Drewry, citados pelo World Maritime News. Os preços dos novos contentores de carga seca atingiram o seu ponto mais baixo desde 2002, com uma queda recorde de 15% no primeiro trimestre de 2016, e continuam a descer, informa o jornal.
A consultora admite que os fabricantes tenham tido uma pequena perda líquida no primeiro trimestre, induzida pelo facto de o preço do aço e outros materiais já não estarem a descer. Os preços de contentores usados de carga seca também caíram, para um nível inédito na última década, refere o World Maritime News.
Para esta situação muito contribuirá o volume de novos contentores existente nas fábricas chinesas, incluindo parte substancial da produção de 2015, que aguardam por recolha, conforme explicou a Drewry aos meios de comunicação. Outro motivo para alguma inactividade no sector pode ser o baixo nível das taxas de aluguer no primeiro trimestre, que caiu 10% face a 2015.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística