Desde ontem e até Quinta-feira da próxima semana, Marinhas de 18 nações de todo o mundo reúnem-se num exercício naval ímpar no Mar da China, contra o terrorismo e a pirataria.

O Exercício Naval de Segurança Marítoma e Contraterrorismo iniciado ontem no Brunei e que termina na próxima Quinta-Feira em Singapura, integrado na Reunião dos Ministros da Defesa da Ássociação das Nações do Sudeste Asiático, tem como cenário central a intercepção e assalto a um navio mercante tomado por terroristas em alto mar.

Englobando uma frota de 18 navios, 25 aeronaves, 3 500 militares e 40 equipas de Forças Especiais, o exercício envolve 18 nações, entre as quais, para além das 10 que compõem o ADMM-Plus, Brunei, Cambodia, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Singapura, Tailândia e Vietname, também a Austrália, China, Estados Unidos da América, Japão, Índia, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Rússia, prolongando-se por 11 dias de treino nas mais variadas situações, para além do cenário central referido, de forma a reforçar as capacidades de desenvolvimento operacional conjunto no combate ao terrorismo e ameaças marítimas em geral.

Embora sendo o quinto exercício realizado no âmbito do ADMM-Plus, este é no entanto o primeiro levado a efeito no âmbito da segurança marítima e contra-terrorismo, envolvendo um tão alargado número de nações participantes.

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill