De 14 a 16 de Novembro beneficie das várias iniciativas que celebram o mar.
navio-escola Sagres

Segunda-feira, dia 16 de Novembro comemora-se o dia Nacional do Mar. Data que foi instituída pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e devidamente ratificada por Portugal.

Apesar de a comemoração só ocorrer na segunda-feira as iniciativas festivas começam já este fim-de-semana, com destaque para as levadas a cabo pela Marinha e pela Autoridade Marítima Nacional.

Em Belém, Lisboa, de 14 a 16 de Novembro, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas serão realizados Baptismos de Mar a bordo de lanhas anfíbias de reabastecimento e carga.

No dia 15 de Novembro, pelas 17 horas, o Museu da Marinha recebe a Banda da Armada num concerto aberto ao público em geral. Sendo que, nos dias 15 e 16 o Museu pode ser visitado gratuitamente.

Já o Aquário Vasco da Gama, a Fragata D. Fernando II e a Glória, o Museu de Marinha e o Planetário Calouste Gulbenkian abrem portas, a 15 e 16 de Novembro, disponibilizando, gratuitamente, a visita às suas instalações.

Mas é no Dia Nacional do Mar (16 de Novembro) que se concentram a maioria das iniciativas. Entre as 14 e as 19 horas, por exemplo, será possível visitar o navio-escola Sagres, que estará atracado no Terminal de Cruzeiros, em Santa Apolónia. Mais cedo, entre as 10 e as 14 horas é possível visitar o Instituto Hidrográfico, que criou um programa específico para a data. Este consiste na apresentação um filme institucional e em visitas guiadas aos polos museológicos deste instituto, através das quais se dará a conhecer um conjunto de peças e equipamentos utilizados ao longo da história dedicada à investigação no mar. A entrada é livre apenas requer marcação através do email rp@hidrografico.pt. E convém não esquecer os faróis. Entre as 14 e as 17 horas todos os faróis do país estarão abertos para visita, numa iniciativa da Autoridade Marítima Nacional.

Há ainda outras iniciativas que, não estando directamente associadas ao Dia Nacional do Mar, são igualmente interessantes. É o caso, por exemplo, do Fórum do Mar 2015, que se realiza na Exponor, entre 16 e 19 de Novembro.

Navios disponíveis para visita, nos dias 15 e 16 de Novembro, entre as 10 e as 18 horas: 

​Navio Local​
NRP Cassiopeia Ponto de Apoio Naval de Portimão
NRP Hidra Ponto de Apoio Naval de Portimão
NRP Cuanza ​Cais de Pesca do Porto do Funchal (Madeira)
NRP Viana do Castelo Cais das Portas do Mar em Ponta Delgada (Açores)​
NRP Argos Sesimbra
NRP Dragão Olhão

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill