Na madrugada de hoje, 16 de Janeiro, a Polícia Marítima, numa patrulha nocturna, resgatou 45 refugiados sírios, dos quais 16 eram bebés e crianças. No grupo seguiam também 11 mulheres (duas das quais idosas) e 18 homens.
A embarcação onde seguiam os 45 emigrantes estava à deriva em águas territoriais gregas por falta de combustível. O mar estava agitado, o vento estava forte e a temperatura do ar rondava os 2 graus centígrados.
Perante este cenário a PM embarcou os refugiados começando pelos que apresentavam sinais visíveis de grande cansaço e má disposição devido à agitação marítima – as crianças e as mulheres. Os refugiados foram depois transportados para o porto mais próximo, o porto de Molivos. O bote onde seguiam foi rebocado, com os pertences dos refugiados, para terra.
A PM vai manter o seu apoio à Guarda-costeira Grega, integrada na missão da agência FRONTEX, até ao dia 30 de Setembro de 2016. Até ao momento a equipa já resgatou, em segurança e transportou para terra, mais de 2000 emigrantes e refugiados.
Um comentário em “Grécia: Polícia Marítima resgata 45 refugiados”
Deixe um comentário Cancelar resposta
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio
Impossivel libertarmo-nos do mar como impossivel libertarmo-nos de Pessoa, como impossivel libertarmo-nos do sangue salgado de Portugal que sempre nos corre mesmo nas mais infimas e remotas veias …