Duas empresas norte-americanas venceram um concorrente chinês na candidatura a um projecto portuário na Geórgia
Amazon

A Geórgia é o mais recente país a levar a cabo um projecto no âmbito do plano chinês de estabelecer uma ligação comercial entre o Extremo Oriente e a Europa por terra e mar, designado Belt and Road, também conhecido por Nova Rota da Seda, refere a Maritime Executive. Só que o projecto envolve a participação de duas empresas norte-americanas e tem o aval do Governo dos Estados Unidos.

Segundo a publicação, o projecto é de um porto de águas profundas em Anaklia, na Geórgia, junto ao Mar Negro, está orçado em cerca de 2 mil milhões de euros e tem a participação da SSA Marine e do consórcio Conti Group. Em causa está um porto com 15,8 metros de profundidade de cais para navios pós-panamax com capacidade para 10 mil TEU. A primeira fase deve estar operacional em 2021, refere a publicação.

Importa recordar que esta proposta superou uma concorrente chinesa no concurso aberto pelo Governo da Geórgia e mereceu a atenção internacional ao conquistar o prémio de «Melhor Projecto do Ano» no Fórum de Investimento do Dubai, em 2016, quando foi anunciado pela primeira vez.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill