Na última Quinta-feira foram entregues, em Lisboa, os prémios aos vencedores do Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura para o ano de 2017 ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa (TCL), da autoria do atelier Carrilho da Graça, e ao edifício da EDP, da autoria do atelier Aires Mateus. Os projectos vencedores ficarão em exposição até 30 de Abril no Centro de Informação Urbana de Lisboa, onde podem ser visitados gratuitamente de Segunda a Sexta-feira, entre as 10h00 e as 20h00.
Ainda durante este mês, terão lugar, gratuitamente, conferências sobre as obras distinguidas e visitas aos locais acompanhadas pelos autores. No caso do TCL, a conferência realiza-se no dia 22 de Abril, pelas 18h30, com o arquitecto Carrilho da Graça, e as visitas ao realizam-se dia 27 de Abril, às 10h00 e às 11h30, com um representante do atelier Carrilho da Graça.
Na ocasião, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, destacou a propósito do projecto do TCL ter sido “construído em frente a um bairro histórico” sem registo de uma única crítica”. Para a Administração do Porto de Lisboa (APL), o TCL é “uma obra que honra a arquitetura portuguesa, que estabelece a união entre a cidade e o rio de forma harmoniosa, importante para o turismo e para a cidade, e que posiciona Lisboa entre os portos mais bem servidos no que à actividade de cruzeiros diz respeito”.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019