A EMSA, Agência Europeia de Segurança Marítima, encomendou um estudo para avaliar as possibilidades de aplicação do etanol e do metanol como combustíveis marítimos.
gás natural liquefeito

Tendo como principal preocupação a possibilidade de uma redução das emissões de enxofre de acordo com a respectiva Directiva da Comissão nesse sentido, a EMSA, Agência Europeia de Segurança Marítima, decidiu encomendar um estudo para avaliar as possibilidades de aplicação do etanol e do metanol como combustíveis marítimos de substituição.

O etanol e o metanol, para além de livres de enxofre, são duas substâncias bem conhecidas e mesmo usadas já extensivamente em áreas como a indústria química, no segundo caso, ou representando mesmo já o mais disseminado biofuel utilizado hoje no transporte terrestre, no segundo caso, estando ambos perfeitamente disponíveis e já largamente transportados por toda a Europa e mesmo por todo o mundo, assim se justificando as suas potencialidades, desafios e eventuais inconvenientes enquanto combustíveis marítimos.

O Estudo pode ser lido na íntegra aqui.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill