Durante a operação as autoridades interceptou e identificou três pescadores e apreendeu seis redes "lampreeiras" com características ilegais
redes

Durante a noite do dia 24 de Março o Comando-local da Polícia Marítima (PM) do Douro levou a cabo uma acção de fiscalização no rio Douro. Durante a iniciativa as autoridades fiscalizaram redes de 3 panos (tresmalho) de deriva, localmente utilizadas para a pesca da lampreia. No decorrer da operação foram interceptados e identificados três pescadores e ainda apreendidas seis redes “lampreeiras” com características ilegais. Estas, segundo informações disponibilizadas pela Autoridade Marítima Nacional, estavam abandonadas e a a pescar em local proibido, na barragem de Crestuma.

Nas redes apreendidas a PM descobriu 30 lampreias que, por se encontrarem vidas, foram devolvidas ao seu habitat natural.

As redes apreendidas foram recolhidas e transportadas para o Comando-local da PM, onde se procedeu à elaboração do respectivo expediente e procedimento contra-ordenacional.

Como refere a Autoridade Marítima Nacional “os pescadores só podem operar com redes “lampreeiras” cuja altura máxima não exceda os 2 metros e o comprimento não ultrapasse os 140 metros, não sendo também permitido, no decurso da actividade, o exercício da pesca a menos de 200 metros das barragens, por razões de segurança”.

 

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill