De acordo com a Drewry, o transporte marítimo de contentores deve acabar o ano com lucro e maior percentagem de carga movimentada face ao ano anterior. Um resultado que surpreende, face às perspectivas pouco optimistas induzidas pelos cenários de política internacional do princípio do ano
British Ports Association

O transporte marítimo contentorizado deve crescer 5,5% e obter um lucro de 5 075 milhões de euros em 2017, com perspectiva de o aumentar em 2018, refere o World Maritime News com base em dados da consultora Drewry. Dados surpreendentes, refere a consultora, sobretudo se considerarmos os cenários políticos globais com que o mundo se deparava no princípio do ano e que não desapareceram por completo.

De facto, já no primeiro semestre o movimento de carga nos portos registava um crescimento de 6% face ao ano anterior, embora essa tendência deva conhecer uma desaceleração no segundo semestre, razão pela qual esse número não deve ultrapassar os 5,5% no final do ano.

Quanto aos cenários, o jornal recorda a perspectiva do Brexit, os efeitos dos movimentos migratórios na Europa, o retrocesso de Donald Trump no acordo sobre a questão nuclear iraniana, entre outros, e que antecipavam dificuldades no comércio internacional. Sem terem desaparecido, contudo, tais cenários não se revelaram suficientemente críticos para provocar uma quebra na economia.

Por outro lado, a Drewry refere que o lucro dos navios estará fortemente associado ao rumo das tarifas dos fretes. Segundo o jornal, a última previsão da consultora para este ano e para 2018 é melhor do que realizada em Junho. Embora a subida do próximo ano não deva ser tão acentuada como a prevista para 2017, até porque em 2018 o sector conhecerá desafios, como o influxo de nova tonelagem no mercado.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill