A Direcção-Geral de Política do Mar (DGPM) identificou 58.691 Unidades de Actividade Económica (UAE), das quais 58.275 no sector empresarial, no âmbito da Conta Satélite do Mar (CSM) que está a desenvolver com o Instituto Nacional de Estatística (INE) ao abrigo de um protocolo assinado em 2013. Os números constam de uma avaliação preliminar, sendo que os resultados definitivos serão apresentados publicamente no início de 2016.
Ainda de acordo com os resultados preliminares, 73,4% das UAE identificadas (43.639) inserem-se no agrupamento de Recreio, Desporto, Cultura e Turismo, muito acima dos 17,5% (10.324) do segundo maior agrupamento, que é o da Pesca e Aquacultura e Transformação e Comercialização dos seus Produtos. Em 3º lugar vem o agrupamento de Serviços Marítimos (3,7%) e em 4º o de Transportes Marítimos, Portos e Logística (1,8%).
Os restantes agrupamentos são o dos Recursos Marinhos Não Vivos, o da Construção e Reparação Navais, o do Equipamento Marítimo, o das Infra-estruturas e Obras Marítimas e o de Novos Usos e Recursos do Mar. Todos se inserem nos Domínios Estratégicos de Desenvolvimento da Estratégia Nacional para o Mar (ENM) 2013-2020. Recorde-se que a CSM insere-se ela própria na ENM 2013-2020 e visa disponibilizar dados sobre «a estrutura de produção das actividades económicas relacionadas com o mar», de acordo com a DGPM.
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África
- O salto marítimo de uma nova geração política