A expressão é da própria Rede Europeia de Clusters Marítimos que tem a ambição, cada vez mais próxima, de se transformar num Cluster Marítimo Europeu, ou num Cluster de Clusters Europeu.

Francis Vallat, actual Presidente da Rede Europeia de Clusters Marítimos e anterior Presidente do Cluster marítimo Francês, após várias reuniões em Bruxelas e ao mais alto nível, incluindo desde o Comissário Europeu dos Assuntos Marítimos e Ambiente, Karmenu Vella, bem como o Director-Geral dos Assuntos Marítimos e Pescas, João Aguiar Machado, bem como outras altas individualidades, não hesita em afirmar que «o Cluster Marítimo Europeu está à vista».

Como é, de resto, referido num Comunicado emitido pela própria Rede Europeia de Clusters Marítimos, uma das questões abordadas foi mesmo a questão dos fundos passíveis de lhe serem atribuídos de modo a poder funcionar num plano transversal como um Cluster de Clusters, verificando-se existir a maior compreensão da Comissão para a importância da existência de uma entidade que desenvolva tal papel num âmbito verdadeiramente Europeu dada a sua correlata importância como motor para o Crescimento Azul.

Reconhecendo também que as actuais regras não permitem financiar um projecto de Cluster Pan-Europeu, a actual Rede Europeia de Clusters Marítimos não deixa no entanto de pugnar por uma alteração das mesmas, considerando que as palavras do Comissário Karmenu Vella no Parlamento Francês, são no entanto encorajadoras quando se referiu expressamente ao desejo de estreitar uma colaboração com a mesma Rede e estando activamente a procurar encontrar os melhores modos para o fazer.

Entre outros temas igualmente abordados nas reuniões, o destaque vai também para a questão do Governo Internacional dos Oceanos e a importância de inclusão da dimensão oceânica nas discussões sobre o clima, o estreitamento das relações entre a Rede Europeia de Clusters Marítimos e a Comissão na organização do Dia Europeu do Mar, bem como para a organização do Fórum de Encontro entre os negócios e a Ciência e da realização da Feira Marítima Euromaritime, organizada de dois em dois anos e que em 2017 terá já lugar pela terceira vez, como nos anos anteriores, em Paris.

Para o início de Maio, mais exactamente, a 3 de Maio, a Rede Europeia de Clusters Marítimos está igualmente a organizar um encontro no Luxemburgo, seda da Rede, dos Presidentes de todos Clusters Marítimos afiliados, como o Comissário Karmenu Vella, tendo como base, entre outros temas, o Governo dos Oceanos e a determinação das respectivas prioridades políticas e financeiras.

Na ocasião, irá ter igualmente lugar um evento patrocinado, curiosamente, pela Rede Europeia de Clusters Marítimos e pela Deloitte, onde o Comissário Karmenu Vella deverá profirr um discurso dedicado ao Crescimento Azul e as Regiões Encravadas em Território Continental.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill